Já perdi as contas de quantas vezes eu pedi desculpas pelo sumiço. Achava que não me dedicava ao blog por causa da faculdade, mas o curso já acabou e eu continuo sem ânimo, me perguntando o motivo de abandonar uma coisa que me fazia tão bem. Foi aí que eu percebi que não havia abandonado apenas o blog... Preciso aprender a lidar com a depressão para ter uma vida normal e retomar o prazer das pequenas (e grandes) coisas.

Minha primeira ida a psicóloga foi aos doze anos aproximadamente. Eu não sabia o que esperar, só sabia que algo dentro de mim estava gritando, como um bicho enjaulado. Escrevia feito louca, passava a maior parte do tempo sozinha no meu quarto ou no escuro, era a única forma de encontrar um pouco de paz.  

Colocava meu CD do Linkin Park no último volume e ninguém entendia como aquela garota quietinha conseguia ouvir músicas cheias de gritos, mas durante muito tempo isso segurou minhas pontas. Acredito que a música tenha um papel fundamental em nosso psicológico, principalmente para nos ajudar quando não confiamos em mais ninguém.

Fui diagnosticada com depressão crônica. Nunca contei pra ninguém por medo do julgamento, das perguntas inevitáveis e dos olhares tortos. Já é difícil lidar com a própria vulnerabilidade, não sabia se conseguiria lidar com o preconceito dos outros (mesmo dentro de casa).

Ter depressão é como viver coberta por um musgo violento, forte e sufocante, que te impede de sentir os raios de sol nos dias quentes e o frescor da água nos dias chuvosos. É um musgo vivo, que lhe diz constantemente que você não é capaz, que você não vai aguentar, te faz chegar a beira da loucura distorcendo a realidade. Às vezes esse musgo me toma por completo e em outras horas me deixa respirar um pouco mais aliviada. 

A vida tem sido assim, com dias bons e dias em que preciso fazer um grande esforço para sair da cama e fazer coisas básicas, como me alimentar e arrumar a casa. Sinto meu corpo cansado, com dores que nenhum exame clínico é capaz de diagnosticar. Tenho pesadelos quase todas as noites, o que faz meu sono ser irregular e, por causa disso, nada satisfatório. Há alguns dias lido com os efeitos colaterais de uma nova medicação, porque a outra já não estava fazendo efeito - e isso é desesperador.

Por que estou escrevendo isso tudo aqui no blog e não no meu perfil pessoal? Queria deixar registrado, para mim e para quem cair nesse texto por acaso, que a vida vai muito além do que vemos nas redes sociais ou no que a gente vê na superfície. Dentro de uma pessoa existe um mundo à parte, cheio de cantos obscuros e sentimentos. Saber que o outro é único é o primeiro passo para ser empático.  

Esse texto serve de lembrete - para mim e para você - que valorizar a vida não é exclusividade do mês de setembro durante a campanha #SetembroAmarelo. A empatia precisa ser exercitada todos os meses, durante todos os dias de sua vida. Temos nossa responsabilidade afetiva e um simples "bom dia, como você está de verdade?" pode salvar uma vida. 

Não sei quando volto mas (espero que) até breve!


Frases sobre noites de domingo. Quando o fim chega. Fim de domingo com gostinho de quero menos.  Leia mais: http://www.mensagenscomamor.com/frases/noite_de_domingo.htm#ixzz3VpJ7r5G7

Um Comentário

  1. NOSSA!!!! To arrepiada com teu texto, uma reflexão muito real e sincera, dá pra perceber. Me identifico totalmente com a tua escrita. Hoje mesmo eu to num estado emocional complicadíssimo e aparentemente "sem motivo". É a minha cabeça pregando peças, tenho certeza. E pra mim, com filho, é uma coisa árdua demais. Levantar, reagir. Tem dias que é em difícil. As pessoas só veem os looks, só veem o que querem ver. Tem muito mais atrás da tela do computador. Escreva mais, quando puder, guria. Obrigada!

    ResponderExcluir